Projetos
Recuperação Ambiental do Entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas
O projeto de recuperação ambiental da orla Lagoa Rodrigo de Freitas surgiu com o propósito de resgatar as áreas de lazer compostas pela vegetação arbórea, arbustiva e herbácea, assim como reabilitar e propor novos equipamentos urbanos para um dos cartões postais da cidade.
A falta de manutenção e a deterioração evidente de áreas verdes e mobiliários urbanos existentes, assim como a falta de ordenamento para os diversos usos no local, cria conflitos que impossibilitam a fruição plena do espaço público pelos usuários.
Este projeto promove ações de conservação, manutenção, limpeza, poda e plantio de vegetação nativa, conscientizando os usuários para a importância dos espaços verdes dentro das cidades.
Atividades de poda e conservação dos indivíduos arbóreos
Foram identificadas espécies mutiladas por poda inadequada, árvores com porte excessivo que colocam em perigo a via pública em caso de ventos fortes e tempestades, raízes de árvores por destocar que impossibilitam o plantio de novas árvores, além de espécies sem qualquer tipo de tutor. Este processo preparatório de recondicionamento das árvores existentes é fundamental para o crescimento adequado das espécies em condições de segurança para a população.
Mais de 2.000 árvores a serem intervencionadas de onde se destacam as seguintes atividades:
– Mais de 50% das árvores a serem podadas ou revitalizadas;
– Supressão de espécies invasoras que concorrem com a vegetação nativa;
– Destocamento de tronco e raízes;
– Limpeza de áreas verdes;
– Manutenção e recuperação dos gramados.